Neste dia das mães, que tal aprender sobre uma super mamãe da natureza? É um animal que gosta de se pendurar de ponta cabeça e fingir de morto quando está com medo. Sabe quem é? O gambá!

A mamãe gambá tem vários bebês de uma vez só. Eles são minúsculos quando nascem, do tamanho de um amendoim! Então a mamãe precisa protegê-los dentro de uma bolsinha na sua barriga, chamada marsúpio, igual a bolsa do canguru.

Nessa bolsinha tem espaço para 9 ou 13 gambazinhos, dependendo da espécie de gambá. Os bebês ficam até dois meses na bolsinha da mamãe, mamando o leite dela e se fortalecendo, e então sabe o que eles fazem? Eles saem da bolsa, sobem nas costas da mamãe e ficam ali por várias semanas, segurando bem forte, todos os 13 irmãozinhos!

E o tempo todo a mamãe gambá continua trabalhando para encontrar água, comida e abrigo, com tudo isso de filhote nas costas! Ela é ou não é uma super mamãe?

E você, já viu um gambá? Se não viu é porque eles se escondem de dia e gostam de sair só à noite, quando a gente já está dormindo. Mas pode ter certeza que tem muitos gambás morando perto de você, eles vivem pelas matas do Brasil todo e alguns moram até dentro da cidade!

Existem várias espécies no Brasil: o gambá-de-orelha-preta, o gambá-de-orelha-branca, o gambá-comum… Desça a página para ver fotos deles e um desenho para imprimir e pintar!

Você sabia que um gambá pode comer até 4.000 carrapatos em uma semana? É muito carrapato!
Eles também comem cobras venenosas e escorpiões, pois são imunes ao veneno.
Uma mamãe gambá-de-orelha-branca com os bebês nas costas.
Os gambás são ótimos escaladores e estão sempre subindo em árvores.
Este é o gambá-da-Virgínia, que mora lá nos EUA. Quantos bebês será que ela está carregando?
 

Fotos: Instituto Últimos Refúgios, Raúl Álvarez Mora, Diego Carau, Paulo Marcos Mattes, SpecialJake.