A festa Junina sofreu diversas adaptações ao longo dos tempos. No entanto, você sabe quais são suas origens?
A Festa Junina é a representação de uma festa para três Santos. Você sabe quais são eles?
Curiosidade: Existe um tipo de fogueira diferente para cada santo. Na fogueira de Santo Antônio as madeiras são colocadas em formato de cone, já na de São João, em formato de quadrado. A fogueira de São Pedro tem as madeiras na posição de triângulo.
Qual região do Brasil que mais conserva e comemora a tradição da Festa Junina?
A quadrilha tem origem...
A dança da quadrilha é inspirada na quadrille, dança original da nobreza europeia Francesa. Mas no Brasil temos as boas influências do xote, forró e baião.
Você sabe qual o significado da Fogueira?
O balão é proibido atuamente por conta do risco de incêndios e alta devastação ambiental e urbana. Porém, possui uma simbologia bastante interessante. Você saberia qual é ela?
Fique atento: Todos os anos, os balões, mesmo que proibidos, causam queimadas e destruição por todo o país. Denuncie a soltura de balões e proteja a natureza e as pessoas! E fabricar, vender ou distribuir balões também é crime!
O consumo de milho é um dos atores principais: canjica, pamonha, curau e muito mais. Você sabe o motivo disso?
Uma boa Festa Junina deve vir acompanhada de todos os participantes vestidos a caráter. Porém, de onde vem esse costume?
Saiba mais: A cultura brasileira incorporou-se aos costumes citados em relação a vestimenta. Por isso, acabaram sendo confeccionadas com tecidos mais coloridos e chamativos, principalmente com chita.
Fogos de artifício sem barulho são lindos em qualquer cenário, porém sua presença nas Festas Juninas é bastante marcante. Qual o motivo disto?
Fique atento: Fogos com barulho, rojões e bombas podem assustar pessoas e animais, causando até ataque cardíaco em algumas aves. Em várias regiões do mundo, já é proibido soltá-los.
Em muitas festas tradicionais é comum a presença do mastro. Você sabe o seu significado?
Saiba mais: O "pau de sebo" também é comum na festa, mas não tem relação com o mastro dos santos.
No dia 29 de junho é celebrado o Dia de São Pedro, um dos 3 santos que motiva as festas juninas brasileiras. Na imagem tradicional deste santo, ele carrega em sua mão direita:
Saiba mais: São Pedro carrega uma chave bronze representando sua autoridade sobre a Igreja terrena e uma chave prata representando a chave do Reino dos Céus.
Muito interessante esclarecedor. Parabéns
Muito interessante !
Trabalho de pesquisa muito lindo! Maravilhosa a cultura popular e saber da origem dela! ?
Aprendi MT sobre a festa ! Percebi que conhecia pouco suas origens. MT bom!