Hoje é o dia Internacional do Agricultor Familiar, 25 de julho. A agricultura familiar é a principal produtora de alimentos em todo mundo, sendo que no Brasil corresponde a 40% da produção usando apenas 25% das terras agrícolas do país (dados da FAO). Além da importância para a economia rural local, a agricultura familiar é menos lesiva para o meio ambiente, o que levou a FAO a criar em 2014, ano da agricultura familiar, o slogan “Alimentando o mundo, cuidando da terra”.

Esta semana celebra-se também o dia nacional do Agricultor, em 28 de julho. Para marcar as duas datas, fizemos uma seleção de ideias de hortas caseiras para que todo mundo possa levar a emoção do cultivo de uma plantinha para dentro de casa. Ver a vida brotar em uma pequena sementinha, e crescer dia após dia, é algo que toda família merece acompanhar, desenvolvendo um senso de amor pela terra, reconhecimento do trabalhador rural e conscientização ambiental.

Escolhendo as plantas e adquirindo sementes
Para pequenos espaços, o ideal é fazer uma mini-horta de ervas e temperos como majericão, orégano, hortelã, salsinha, alecrim, cebolinha, coentro, tomilho, endro, erva-doce, sálvia, capim-cidreira, pimenta. Em áreas maiores, é possível cultivar hortas, em vaso ou direto na terra, com uma ampla variedade de espécies como batatas, inhame, cenouras, feijão, rúcula, alface, espinafre, agrião, rabanetes, ora-pró-nobis, além, é claro, das frutíferas: amoras, abacate, pitanga, acerola, limão, jaboticaba, pitaia, caju…

As sementes podem ser compradas em agropecuárias e grandes pet shop, mas caso prefira é possível adquirir mudas em hotifruit e lojas de jardinagem. Uma outra opção bacana é usar as próprias sementes das frutas que você comer ou partes da planta, como batata, inhame e cenoura que nascem novamente quando plantadas. O substrato (terra) também pode ser encontrado nesses lugares, assim como os demais materiais, pás, adubo, fertilizante, manta de drenagem, regador e borrifador, pedrinhas ou argila expandida. Depois, é só escolher um modelo de horta e mãos à terra!

Vasos de vidro
O importante ao reaproveitar jarros de vidro é colocar muitas pedrinhas no fundo para ajudar a drenar a água, assim não é necessário fazer furos.

 

Garrafas Pet
Mais uma opção sustentável e prática. Para quem tem medo de esquecer de regar as plantas, é possível fazer vasos de pet autoirrigáveis (tutorial aqui) ou hortas verticais autoirrigáveis (tutorial aqui).

 

 

Latas
Pintadas, encapadas com tecido ou na própria cor do metal.

Xícaras e Canecas
Aquele jogo que desparceirou, aquela caneca que quebrou a alça… Tudo pode virar vazinhos. E aqui vale a mesma regra do vaso de vidro: encher o fundo de pedrinhas.

 

 

One thought on “Dia do Agricultor Familiar”

Comments are closed.