Há sete dias, partiu para viver junto ao Pai e à sua amada esposa, nosso querido mentor, pai, avô e bisavô, Luís Octávio de Queiroz Guimarães. Grande devoto de Nossa Senhora da Conceição, empresário, escritor, poeta, pintor e amante da natureza e da vida no campo, ele é e sempre será a inspiração em valores e ensinamentos para todo o Instituto Fazenda São Pedro. Por isso, suas sábias palavras são desde o início o nosso slogan: “Ensinar com amor, seja o que for!”.
Nascido em 1929 em uma fazenda de café no meio de uma das maiores crises econômicas que o país já viu, aprendeu a viver na simplicidade do campo e a se fortalecer na família. Desde pequeno amava a natureza, e, quando os irmãos saiam para caçar, dava tiros para o alto a fim de assustar e salvar os animais. Já adulto, nos primórdios do ambientalismo, proibiu a caça e a pesca em sua propriedade, sempre lendo e estudando sobre formas de melhorar o convívio entre homem e natureza.
Foi também um grande pesquisador da história da região e autor. Das páginas de seu livro inédito, escrito para os descendentes, Família 10, nasceram as duas primeiras obras publicadas pelo Instituto. Nas horas vagas, dedicava-se também à pintura, com grande amor por retratar as paisagens do campo em acrílico sobre tela.
Além de enfrentar os desafios de liderar sua própria atividade empresarial em diferentes ramos, Luís Octávio foi capaz de conciliar uma rotina exigente com os deveres de pai, esposo e cristão. Dedicou anos de sua vida às atividades pastorais da Paróquia Nossa Senhora das Dores em Campinas, organizando com a esposa diversos retiros anuais na sua propriedade, além de atividades formativas dentro da igreja para jovens e famílias. Serviu fielmente por décadas na missa dominical e transmitiu a seus filhos e netos o amor por Jesus Cristo.
Obrigada, vô, seus ensimentos estarão para sempre em nossos corações!
Já estamos com saudades. Forte abraço!
Amamos você.
Que homenagem mais bonita!! Partindo de sua família , demonstra a gratidão pela sua existência e liderança no clã! Este é o nosso alento, saber que ficam as memórias mais felizes e saudosas de alguém que realmente amou a família que constituiu! Agora o casal olha por todos e além da saudade que deixa, garante a união de uma família grata! Muito lindo!!?
Pessoa que eu tive o privilégio de conhecer é conviver por breves períodos. Exemplo de espiritualidade honestidade moral e com esses valores criou juntamente com sua esposa Maria Zuleica seus oito filhos. Deixa saudades