Questão 1: Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Festa Junina não é original do Brasil. Essa tradição é celebrada na Europa antes mesmo da colonização da América! Mas essa celebração, em suas origens, possuía um nome diferente do adotado aqui no Brasil. Você consegue acertar o correto?
Midsummer’s Day (Dia do Meio do Verão ou Dia do Solstício) era o nome original da Festa Junina. Apesar de aqui no Brasil esta festa ser usualmente celebrada no inverno, na Europa ela é celebrada no meio do verão, marcada pelo Solstício de Verão.
Questão 2: Curau, pamonha e pipoca são algumas das comidas típicas de Festa Junina encontradas em grande parte das celebrações. A grande maioria desses pratos são originais do Brasil e fazem parte de nossa cultura há séculos. No entanto, existe um doce bastante típico e presente nas festas, mas que foi inventado em um outro contexto e muito mais recente. Estamos falando de qual doce?
A maçã do amor foi inventada apenas em 1960 pela família espanhola Farre, em São Paulo, visando obter uma fonte de renda devido à dificuldade de conseguir emprego por conta da imigração. Este doce foi elaborado para celebrar o dia dos namorados. A maçã do amor fez tanto sucesso que não só foi incorporada rapidamente nas nossas celebrações, mas inspirou a produção de um licor americano (Caramel Apple) e um xarope Francês (Mathie Teisseire).
Questão 3: A Festa Junina sofre inúmeras variações devido a ser uma festa que herdou origens de diferentes povos. Nossa festa tem frações inspiradas pelos colonizadores portugueses, pelos africanos, pelos indígenas e por imigrantes europeus. Todos esses povos contribuíram de forma significativa para formar esta celebração que ficou com uma assinatura típica brasileira. Dentre as práticas abaixo, apenas uma delas se trata de um costume indígena, você saberia qual é?
Muitas pessoas acreditam que a fogueira possuí apenas o fim de decorar e esquentar as noites frias de junho, mas sua presença nas festas vai muito além disso. A fogueira é um elemento bastante presenta na cultura dos povos antigos. Grupos indígenas utilizam a fogueira em inúmeras celebrações e rituais, podendo possuir diversos significados, desde rituais religiosos até comemorações de batalhas.
Questão 4: A festa junina possuí uma grande relevância dentro do catolicismo, sendo uma data de devoção a Santo Antônio, São João e São Pedro. No entanto, até mesmo essa religiosidade sofreu influência de outros povos e culturas. Marque a alternativa correta em relação aos povos que influenciaram na religiosidade desta festa:
O tema e significado religioso da festa junina não foi apenas uma apropriação da igreja católica. Diversos povos, como os indígenas e os vikings, celebravam esse festival como forma de adoração aos deuses e outras entidades religiosas. Ou seja, o cunho religioso da celebração é algo que existe há séculos. No entanto, a partir de meados do século XV, com o avanço da Idade Moderna, tais costumes pagãos passaram a ser substituídos por elementos cristãos.
Questão 5: Você sabe qual Estado brasileiro realiza a maior e mais tradicional Festa Junina do país?
A Festa Junina de Campina Grande, no Paraíba, é considerada a maior do Brasil. A celebração dura o mês inteiro com a cidade decorada, eventos nas ruas, shows, eventos privados e muita festança. Desde 2013 essa festa mantém o título de “Maior São João do Mundo”.
Questão 6: Quando se fala em decoração das festas, algo que não podem ficar de fora são as bandeirinhas! Você sabe qual a origem e significada das bandeiras na Festa Junina?
As bandeirolas surgiram como forma de homenagem aos três santos conhecidos como “padroeiros” das Festas Juninas: Santo Antônio, São Pedro e São João. As imagens dos santos eram pregadas nas bandeiras coloridas e imersas em água, rito conhecido como lavagem dos santos. De acordo com a crendice popular, a água purifica todos aqueles que se molham com ela. O tempo foi passando, as bandeirinhas diminuindo de tamanho, mas continuam até hoje com a mesma simbologia: de purificar o ambiente da festa."
Questão 7: Existem inúmeras festas comemorativas da Festa Junina. Entre elas, talvez a maior e mais expressiva seja a celebração de Bumba Meu Boi. Essa comemoração é oriunda de qual estado brasileiro?
Várias festas no Nordeste são bastante conhecidas e populares. Mas, sem dúvida, a comemoração do Bumba-Meu-boi, que acontece em São Luís, no Maranhão, é uma das mais tradicionais de todas. O evento é muito famoso na cidade e já acontece há mais de 200 anos. As ruas de São Luís ficam lotadas de pessoas, com uma decoração bem colorida, barraquinhas e números de dança em vários lugares. O personagem principal da festa é o Bumba-Meu-Boi, que desfila pelas ruas de São Luís e conta toda a história da figura. Existem mais de 400 grupos temáticos que fazem várias encenações. Em outros locais, o Bumba-Meu-Boi ganha outros nomes, então vale a pena ter atenção. No Ceará, por exemplo, ele é chamado de Boi de Reis, e na Bahia é o Boi-janeiro.
Questão 8: Uma das celebrações que ocorre durante a festa é o casamento, juntamente com a quadrilha. Apesar de ser um momento de descontração e muita risada, essa prática também possuí um significado. Você saberia dizer qual?
Santo Antônio, popularmente chamado de “santo casamenteiro”, é comemorado no dia 13 de junho, dia da sua morte. Na véspera, dia dos namorados, as moças que querem casar fazem simpatias e orações ao santo. Como natural de Lisboa, esse santo sempre teve apreço entre os portugueses que trouxeram esta devoção para o Brasil. Além dos templos levantados sob sua invocação, é raro encontrar uma igreja que não tenha uma imagem sua.